PARCEIROS

ACEP - ASSOCIAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO ENTRE OS POVOS

ONGD portuguesa, constituída no início da década de 90, que define como objectivo da sua intervenção contribuir para um desenvolvimento mais equitativo e solidário, através da construção de laços de cooperação e de reforço mútuo entre associações não governamentais, em particular nos países de língua oficial portuguesa.

 

No trabalho de sensibilização, realizado em Portugal ou com organizações parceiras noutros países, a ACEP tem procurado contribuir para a construção de imagens múltiplas do mundo de que faz parte, em colaboração com jornalistas, fotojornalistas e artistas plásticos, aliando preocupações éticas e estéticas, de que são exemplos Ilhas de Fogo, Madre Cacau, Partilha do Indivisível, Construir o paraíso aqui ou a agenda perpétua 52 histórias.

 

Av. Santos Dumont, 57, 4.º Esq.
1050-202 Lisboa

acep@acep.pt
www.acep.pt  /  www.facebook.com/ACEP.ONGD
telf. (+351) 217 950 175

ASSOCIAÇÃO COOLPOLITICS

A Associação Coolpolitics está essencialmente vocacionada para a dinamização da participação cívica dos jovens, sendo um dos dinamizadores do projecto Beyond Your World (www.beyondyourworld.eu) que envolve dezenas de jovens na produção de conteúdos jornalísticos sobre temáticas globais, desenvolvimento e cooperação internacional.Pertence à rede Coolpolitics International e colabora com lokaalmondiaal.

 

A associação preocupa-se com questões de fundo e não com entretenimento gratuito. De uma forma positiva e criativa procura inspirar jovens a melhorar o mundo e a serem ambiciosos nessa tarefa. A mentalidade Can Do é o mote: nada é impossível.

 

info@coolpolitics.pt

telf.: (+351) 916 315 230

CENTRO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DO SÉCULO XX

O CEIS20 -Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra é composto por seis grupos e um núcleo. A produtividade científica do Centro corresponde à dinâmica própria destes Grupos e ao cruzamento das suas atividades, no quadro de uma consciência interdisciplinar, entendida como recurso metodológico para o conhecimento e a inovação teórica requeridos pelo objeto da sua pesquisa.

 

Entre os grupos existentes encontra-se o grupo de investigação Comunicação, Jornalismo e Espaço Público é um núcleo do CEIS20 que pretende desenvolver a sua pesquisa específica e fundamental no campo das Ciências da Comunicação. Os seus objectivos de trabalho incluem desenvolver investigação aprofundada na área das Ciências da Comunicação; estudar o papel dos media e da comunicação no mundo contemporâneo; perceber o funcionamento do Jornalismo como prática e como profissão, numa dupla perspetiva diacrónica e sincrónica; investigar as implicações dos media e do Jornalismo nas novas formas de comunicação e organização do espaço público contemporâneo; analisar os grandes debates da contemporaneidade, procurando centrá-los no espaço público português; perceber as incidências das novas tecnologias na sociedade e no funcionamento dos media, do jornalismo; investigar os pressupostos éticos e normativos da comunicação, dos media e do jornalismo contemporâneos.

 

Estes objectivos traduzem-se em linhas de investigação potencialmente importantes para o desenvolvimento deste projecto e que são a História dos media no espaço da lusofonia, a Ética, normatividade e estudos socioprofissionais da comunicação, Media, tecnologias e espaço público, Narrativas mediáticas e Comunicação, media e identidades sociais.

 

Rua Filipe Simões nº 33

3000-186 Coimbra

email: ceis20@ci.uc.pt

telf.: +351 239 708 870 | fax: +351 239 708 871

CENTRO DE ESTUDOS SOBRE ÁFRICA, ÁSIA E AMÉRICA LATINA

O CEsA - Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina do Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa (ISEG/ULisboa), está vocacionado para o estudo do desenvolvimento económico e social nos países em desenvolvimento da África, Ásia e América Latina, mas com uma ênfase particular no estudo dos países de língua portuguesa, China e Ásia-Pacífico, assim como Brasil e outras economias do Mercosul. O CEsA também incentiva a investigação sobre qualquer outro tema, teórico ou aplicado, relacionado com o desenvolvimento económico e social em geral, relativo a outras regiões, ou transversal a várias regiões.

 

 

Para além da investigação, o CEsA assume um importante protagonismo nos programas de Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional e de Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento, do ISEG, fundamentalmente através do apoio que dá a esses cursos e da leccionação, pelos seus membros de várias unidades curriculares; da supervisão de teses e dissertações finais dos alunos e da organização de seminários e conferências no âmbito destas unidades curriculares.

 

 

Dotado de cerca de 50 investigadores e uma estrutura administrativa e contabilística para gerir projectos de dimensão pequena e média, tem tido a capacidade de organizar  equipas com investigadores de outros centros universitários, portugueses, europeus e internacionais, ONGD e Câmaras Municipais em Portugal e nos PALOP. Tem uma prática editorial de cerca de uma centena de Working Papers e livros no domínio do Desenvolvimento, da Economia do Desenvolvimento, das Migrações, entre outros.

 

Rua Miguel Lupi, 20
1249-078 Lisboa
telf.: (+351) 213 925 983 | fax: (+351) 213 976 271
e-mail geral: cesa@iseg.ulisboa.pt